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  • Publicado em:06/04/2017

O ferro é um mineral abundante no planeta. E na nutrição esse micronutriente é bem estudado, pois é um componente essencial para manter as funções biológicas como transporte de oxigênio, produção de energia, síntese de DNA e crescimento e replicação de células.

Tipos de ferro

Ferro inorgânico: fornecido pelos vegetais e cereais. Durante a digestão, a forma férrica se transforma na forma ferrosa para ser absorvido

Ferro heme: encontrado nas carnes, o ferro heme é mais facilmente absorvido que o ferro inorgânico. A biodisponibilidade do ferro heme é cerca de 8 vezes maior que a do ferro não heme ou inorgânico.

Alimentos ricos em ferro

  • Carnes
  • Frango
  • Peixes
  • Feijão
  • Lentilha. Uva passa
  • Ameixa seca
  • Quinoa
  • Espinafre
  • Castanhas.

Benefícios de consumir alimentos ricos em ferro

  • Essencial para o transporte de oxigênio
  • Previne sintomas de anemia
  • Ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central
  • Produz energia
  • Produz síntese de DNA
  • Auxilia no crescimento e replicação de células.

Sintomas da falta de ferro

  • Piora da função da tireóide
  • Queda do sistema imune
  • Unhas quebradiças
  • Feridas no canto da boca.

Fonte: Minha Vida