Notícias
  • Publicado em:31/03/2016

Muita gente pensa que quem se submete a cirurgia bariátrica pensa só na estética. Mas não é só isso. A cirurgia pode melhorar muito a qualidade de vida do paciente. Em pessoas obesas, a bariátrica pode prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2, por exemplo. Este foi o tema do Bem Estar desta segunda-feira (23). Participaram do programa o cirurgião do aparelho digestivo Almino Ramos, o endocrinologista Walmir Coutinho e o cirurgião bariátrico Marcelo Salem.

A bariátrica pode trazer benefícios para os obesos. Estudos apontam que a cirurgia pode mudar a flora intestinal, aumentando a proporção das bactérias do bem, que ajudam a emagrecer e a controlar doenças metabólicas.

Ou seja, além da perda de peso, a cirurgia provoca alterações fisiológicas que resultam na melhora do metabolismo de glicose e gorduras. Desta forma, ocorre um grande benefício no controle do diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia e apneia do sono.

E como manter o peso depois da cirurgia? Os médicos dão a receita! Você precisa se controlar, nada de pensar com cabeça de gordo. A reeducação alimentar é fundamental. Movimente-se! Atividade física é primordial, independente do seu peso. E o mais importante: tenha acompanhamento com médicos.

Fonte: Bem Estar