Notícias
  • Publicado em:18/08/2016

Apesar de ser uma técnica regularmente utilizada em adultos, a rinoplastia tem sido cada vez mais procurada - e realizada - em pacientes adolescentes. Esse é, inclusive, um assunto que ainda levanta muitas discussões e insegurança por parte dos cirurgiões plásticos especialistas na técnica.

Mas é importante lembrar que a rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais importantes realizados no rosto de um paciente, visto que o nariz é o principal responsável pelo aspecto visual da face. Muitas pessoas escolhem essa técnica para poder melhorar a relação que tem com seu próprio rosto, melhorando sua autoestima e, consequentemente, a identificação com a imagem que transparecem.

Qualquer alteração realizada na região do nariz, por menor que possa parecer, pode resultar em modificações na estética do rosto, visto que esse é um órgão que se posiciona de maneira muito central, por isso, toda cautela é pouca na hora de tomar a decisão de passar por uma cirurgia para modificá-lo.

Portanto, se você é um adolescente que pensa em fazer essa cirurgia, ou um pai interessado em incentivar seu filho a realiza-la ainda na adolescência, esse artigo foi feito para lhe ajudar a tomar uma decisão mais segura e sensata sobre esse procedimento.

A procura de adolescentes pela rinoplastia é muito grande?

Não é segredo para nenhum cirurgião plástico com especialização em rinoplastia que os adolescentes têm se tornado um público muito interessado na realização dessa técnica. Pais, mães ou tutores de um adolescente podem estar se perguntando por que a procura pela rinoplastia nesse público é cada vez maior - e a resposta não poderia ser mais simples.

A adolescência é uma fase da vida de qualquer pessoa em que a preocupação com a nossa imagem pode falar mais alto do que muitas outras características que temos. Nos importamos com o que vemos no espelho e transmitimos - visualmente - para as pessoas com as quais convivemos porque, na grande maioria das vezes, nossos amigos, familiares e até mesmo professores vão nos avaliar de acordo com essa representação da nossa imagem.

Como o nariz é a parte do rosto que, praticamente, caracteriza o nosso visual, é natural que qualquer formato ou tamanho que seja considerado fora dos padrões de beleza incomodem muito os adolescentes. Eles podem ser alvos de brincadeiras de mal gosto que, mesmo que de maneira inocente, podem atingir significativamente sua autoestima. Por esse motivo, muitos adolescentes gostariam de poder mudar o formato de seu nariz e sonham com a possibilidade de realizar uma rinoplastia.

A partir de que idade a cirurgia de nariz pode ser feita em adolescentes?

Considera-se segura a realização da rinoplastia - ou qualquer outro procedimento na estrutura óssea de um adolescente - a partir dos 16 anos, quando acredita-se que a fase de crescimento e desenvolvimento dos ossos e cartilagens desses pacientes tenha encerrado. Como alguns adolescentes podem apresentar uma fase de crescimento prolongada, é importante que a avaliação do cirurgião plástico complemente a liberação para a realização da técnica em pacientes nessa faixa etária.

A escolha dessa idade também tem grande relação com o desenvolvimento psicológico e emocional do adolescente, que poderá aceitar melhor as alterações que serão observadas na sua face após a realização da técnica. Em muitos casos, pode ser interessante sugerir o acompanhamento de um profissional de psicologia para ajudar o paciente a compreender melhor essas mudanças e se relacionar com sua nova imagem.

Quais são os riscos de uma rinoplastia precoce?

A realização de uma rinoplastia em um paciente jovem, como os adolescentes de 16 anos, podem expor esse indivíduo aos mesmos riscos de uma cirurgia realizada em um paciente adulto. Como o organismo do adolescente é considerado, praticamente, com desenvolvimento completo, é natural que se espere as mesmas reações dele quando comparado com um organismo de um adulto.

Para minimizar os riscos de complicações, portanto, é preciso que o paciente obedeça às orientações do cirurgião plástico responsável pela técnica realizada e que a cirurgia seja avaliada de maneira individualizada para cada paciente. Uma boa notícia é que organismos jovens se recuperam mais rapidamente no período pós-cirúrgico, garantindo resultados mais satisfatórios e eficientes após a realização da técnica. Vale a pena ressaltar, entretanto, que exceções sempre existem e que elas devem ser tratadas caso a caso.

Quando se faz a rinoplastia muito cedo, há um risco maior de se arrepender?

O tema que gera maior discussão entre especialistas de cirurgia plástica quando o assunto é rinoplastia em adolescentes, é o risco do paciente se arrepender da realização da técnica em um futuro próximo, quando alcançar a vida adulta. Esse, entretanto, é um risco que qualquer paciente, jovem ou adulto, pode correr após passar por uma modificação em estruturas do rosto ou de diferentes partes do corpo.

No caso dos adolescentes, é preciso compreender, antes de decidir realizar a cirurgia no nariz, que essa alteração na face está sendo realizada para ajudá-lo a aceitar melhor a sua imagem, sendo essa uma decisão única e particular dele. Qualquer sinal de influência na decisão por parte dos pais ou amigos deve ser identificada imediatamente pelo cirurgião plástico, para que eles possam conversar e garantir de que a técnica é, realmente, a única opção encontrada para melhorar a sua autoestima.

Fonte: Minha Vida