Notícias
  • Publicado em:08/09/2016

O Botox costumava ser um procedimento associado a uma lista de celebridades com idade superior a 40 anos, um tratamento que era comum entre os ricos e famosos, mas cercado por um manto de sigilo.
Hoje mais mulheres jovens, com idade inferior a 30, estão adicionando este procedimento à sua rotina de manutenção da beleza, com frequências variadas.

Mas quão jovem é muito jovem?

Quantas jovens de 30 anos já não pensaram em  fazer procedimentos anti-envelhecimento, tais como a toxina botulínica? Afinal de contas, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a aplicação de toxina botulínica continua a ser o mais popular procedimento minimamente invasivo, com mais de 6,7 milhões de tratamentos no ano de 2015. Entre esses, 30% tinham entre 20 e 30 anos.

Então, quão jovem é muito jovem? A toxina botulínica  é usada para apagar a aparência de linhas finas e rugas, mas mais e mais mulheres jovens estão usando-a como um método preventivo para parar a formação das linhas de expressão faciais. Alguns estudos sugerem que os pacientes que começam a usar a toxina botulínica  entre seus 20 e 30 anos, terão menos linhas finas e rugas de expressão porque os músculos serão relaxados e incapazes de produzir as suas rugas.

É claro que o estigma em relação a este tratamento tenha evaporado desde a sua introdução em 2002, na verdade, a atitude em relação à cirurgia plástica em geral mudou significativamente. 

Muita coisa mudou, mas a maior mudança tem sido, sem dúvida, os cuidados com a pele. A aplicação de uma simples maquiagem agora exige toda uma série de primers, bb cremes e serums para criar a base perfeita . Então, não é nenhuma surpresa  que as pessoas  mais jovens já estão experimentando métodos anti-envelhecimento eficazes.

Botox na Era da oversharing

Com os usuários de mídia social documentando todos os aspectos de suas vidas no Facebook, Twitter, Instagram e, mais recentemente Snapchat, não é nenhuma surpresa que o Botox tornou-se mais socialmente aceitável. Um aspecto positivo disso é que, diferentemente de 10 anos atrás, agora sabemos muito mais sobre o procedimento e podemos dissipar alguns dos mitos em torno dela.

O aumento de tratamentos minimamente invasivos como Botox,  anda de mãos dadas com a necessidade de olhar impecável em uma era da mídia social.No entanto, as pessoas que estão recebendo tratamentos regulares de Botox tem uma vantagem óbvia de escrever um selfie sem maquiagem.

Nós todos gostaríamos de parecer mais jovem e parece que mais e mais pessoas estão a tomar medidas para prevenir os sinais de envelhecimento antes mesmo de aparecer. A toxina botulínica é a resposta? Quais são seus pensamentos sobre ela? 

Procure seu Cirurgião Plástico para esclarecer as suas dúvidas.